25 de ago. de 2010

PICO-DE-JACA - O que essa cobra tem a ver com a Jaca?

Eis aqui a nossa primeira top model!O seu nome popular varia, no sul é conhecida como Surucucu, na Bahia é uma velha conhecida dos moradores de fazendas e a chamam de PICO-DE-JACA.
Nome científico:
 Lachesis muta muta

O MITO:
 Acredita-se que esta cobra vive debaixo das jaqueiras e exala um cheiro parecido com o da jaca madura, o que faria com as pessoas fossem colher as jacas e assim seriam atacadas.

A VERDADE:
Esta serpente chama-se pico de jaca, por conta de suas escamas serem no formato de pontas como as de uma jaca. é só olhar para as escamas e comparar com a jaca.

7 comentários:

  1. legal, desta eu não sabia!!! Realmente se parece com uma jaca.

    ResponderExcluir
  2. Ja ouvir dizer que" onde ela passa fica memo um cherin de jaca" ...

    ResponderExcluir
  3. Acabei de matar uma cobra aqui e tava fedendo a jaca! Eai?

    ResponderExcluir
  4. Aqui onde eu moro tô sentindo a noite cheiro enjuado de jaca sempre a noite ten horas que passa não ten jaqueira e não tá na época de jaca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fede sim .gosta de gases de sombra intensa ela cheira meio a borracha forte anda lentamente e tem formatos escuros em cima como em listras mas angulares e um anjo acinzentada em cor sim E nao

      Excluir
  5. Eu tanbem estou sentindo um cheiro de jaca aqui aonde eu moro e aqui não tem pé de jaqueira

    ResponderExcluir